Antes que tu diga de novo que eu não sei ler já vou dizendo que ficou meio confuso isso aí, mas acho que tu disse que synchro summon e tribute summon são a mesma coisa. Não são a mesma coisa, quando tu invoca um synchro os ''synchro materials'' vão para o cemitério, só isso, mas não conta como ''tributar''. A prova disso é que em muitas ''tokens'' está especificado se ela pode ser tributada ou usada para uma invocação synchro, se ambos fossem a mesma coisa, essa especificação não seria necessária, mas se eu não entendi o que tu quis dizer, que pena.
A Mask of Restrict não tem poder em proibir a invocação synchro, pois não há sacrificio com tributos e sim o envio (sending) de monstros para o cemitério, é o mesmo que acontece na invocação de fusões (Fusion Summon) só pra lembrar existem 3 maneiras de um monstro ir do campo ao cemitério: Sendo destruído, tributado, ou enviado.
Quanto ao Kaibaman ...
"Você pode Tributar esta carta para Special Summon 1 "Blue-Eyes White Dragon" da sua mão"
Nesse caso a Mask deveria impedir o chamado do Dragão branco, e se não impede .... é BUG.
Todo tributo manda o monstro pro cemitério, mas nem tudo que manda o monstro pro cemitério é tributo. E que bobagem é essa de dizer que não se pode usar novamente o mesmo material de synchro que você reviveu para fazer outro synchro? Mérito do duelista que fez uma boa jogada para isso, você também pode fazer isso com as fusões, pode reaproveitar o material de fusão para fazer outra fusão. Ex:
Você funde Red Eyes B. Dragon + Summoned Skull e faz B.Skull Dragon, pode ressucitar o Red Eyes e fundí-lo com Meteor Dragon para fazer Meteor B. Dragon e ter as duas fusões em campo.O mesmo vale para os Synchros e seus materiais, se você não se conforma mano, não há nada a se fazer o jogo é assim.