Olá viciados em cartinhas! Olha eu aqui de novo. Primeiramente gostaria de dizer que eu estava planejando pedir desculpas a vocês nesse artigo pelo fato de eu ter dito que Winged Kuriboh ativava seu efeito ao ser destruído por efeitos. Entretanto, então o Administrador postou no meu tópico anterior e não falou nada sobre isso, o que me levou a acreditar que ele realmente ativa. Presumo então que o que aconteceu com alguns jogadores seja um bug, mas ainda não tenho certeza. Mandei mensagem para o ADM sobre isso, mas não obtive resposta, então hoje mandei um e-mail. Se você tem um Kuriboh que esteja funcionando como eu descrevi, poste aqui, por favor, para confirmarmos que foi um bug mesmo.
Bom, mas vamos nos esquecer disso e falar agora sobre o assunto do tópico. Esse é o primeiro artigo da série "ADE Decks" e, com muito orgulho, fala sobre um deck recém lançado. Antes de começar, gostaria de dizer que meu objetivo não é falar somente dos decks que dominam o jogo atualmente (Dragon, Blackwing Synchro e talvez, futuramente, X-Saber); também não é falar somente de decks alternativos. Meu objetivo é falar sobre decks em geral, comentando as atuais tendências e lançando novas ideias. Não estranhem o tamanho, os artigos de decks geralmente serão grandes.
Bom, mas chega de lengalenga. Vamos ao que interessa.
1 - Objetivo
Como prometido, hoje estarei falando do deck X-Saber. Há dois tipos de decks X-Saber no mundo real: Um que foca em encher o campo e outro que foca em descartar cartas do oponente. Aqui no jogo, por enquanto, só é possível fazer o primeiro, pois só existe 1 X-Saber que descarta.
" Mas Emerson, por que jogaríamos com X-Saber se Blackwing também foca em encher o campo? " Leitor curioso sobre comentário acima.
É uma boa pergunta, meu caro leitor. Blackwing precisa muito de Synchros para rodar bem: sem eles, o deck não presta. São os Synchros que batalham e dão dor de cabeça no oponente. O objetivo de Blackwing é encher o campo para fazer Synchro Summon. X-Saber não é assim. Segundo minhas pesquisas, no mundo real, há dois objetivos em encher o campo com X-Sabers:
1 - Bater
2 - Ativar o efeito de outros X-Sabers.
Atualmente, a única carta que precisa de X-Sabers em campo é Faultroll e, mesmo assim, apenas para invocá-lo. No fim de tudo, X-Saber é uma espécie de meio termo entre os Blackwings e os Dragons, ou seja, o objetivo do deck atualmente é encher o campo para bater. O problema é que ele ainda não é tão bom quanto os outros. Eles não enchem o campo tão rápido quanto Blackwing e não têm ataques tão altos quanto Dragon.
Lembrando que esse artigo falará sobre o deck de X-Saber puro. Nada impede que você os combine com outros decks.
2 - Cartas
Vamos agora para a lista de cartas que temos disponível para montar esse deck.
X-Saber Anu Piranha
ATK: 1800 - DEF: 1100 / Nível 4 / EARTH / Normal - Warrior
Uma guerreira X-Saber, conhecida por seus graciosos ataques e calma tomada de decisão em batalha. Sua ambição é impiedosa, e espalha terror no coração de seus inimigos.
Cash 50 Dinheiro 18800
O Normal Monster da família. Tem ATK e DEF bons para um nível 4. Quem a comprou antes, deu sorte. Agora que X-Saber virou deck, seu preço se valorizou muito. Um bom batedor do deck atualmente. Apesar de não ter efeito, não há muitas cartas disponíveis, então recomendo 3 cópias, pelo menos até sair coisa melhor.
X-Saber Airbellum
ATK: 1600 - DEF: 200 / Nível 3 / EARTH / Effect - Beast - Tuner
Quando esta carta inflige Dano de Batalha ao seu oponente devido a um ataque direto, descarte aleatoriamente 1 carta da mão do seu oponente.
Cash 70 Dinheiro 70000
O único tuner lançado para o tema. Além disso, Airbellum é, por enquanto, a única carta do tema que descarta cartas do oponente. ATK bom para um nível 3 e DEF baixa. Usar seu efeito é um pouco complicado, pois você precisa atacar diretamente, mas isso pode ser driblado se você tem vários monstros fortes ou usar Spells para limpar o campo antes. Recomendo 2 ou 3 cópias.
XX-Saber Boggart Knight
ATK: 1900 - DEF: 1000 / Nível 4 / EARTH / Effect - Beast-Warrior
Quando esta carta é Normal Summoned, você pode Special Summon 1 monstro "X-Saber" de Nível 4 ou menor da sua mão para o seu lado do campo. Esta carta somente pode ser usada como Monstro Material de Sincronização para o Synchro Summon de um monstro "X-Saber".
Cash 90 Dinheiro Indisp.
Um dos principais invocadores do deck. Por esse motivo, está indisponível a dinheiro. Seu efeito o faz ter uma grande importância no deck, que irei mencionar daqui a pouco. É também um dos principais batedores do deck atualmente. Existe uma restrição na carta que impede que você o use como material de um Synchro não X-Saber, ou seja, atualmente ela não pode ser usada para Synchro Summon. Isso pode se resolver no futuro com a adição de cartas como X-Saber Wayne e X-Saber Urbellum que têm fórmulas de invocação genéricas e efeitos simples. Recomendo 3 cópias.
XX-Saber Faultroll
ATK: 2400 - DEF: 1800 / Nível 6 / EARTH / Effect - Warrior
Esta carta não pode ser Normal Summoned ou Set. Esta carta não pode ser Special Summoned, exceto se você controla 2 ou mais monstros "X-Saber". Uma vez por turno, você pode Special Summon 1 monstro "X-Saber" de Nível 4 ou menor do seu Cemitério para o seu lado do campo.
Cash 100 Dinheiro Indisp.
Senhoras e senhores, eu apresento vocês a celebridade do deck. Se você quer jogar de X-Saber, mas não sabe o que tem de fazer eu vou te dar uma dica: Invoque esse cara!
Atualmente o deck está centrado em Faultroll. Isso porque ele é o principal batedor e o principal invocador do deck atualmente. Com ele você ganha 1 Special Summon por turno, ou seja, é praticamente o Red-Eyes Darkness Metal Dragon do deck. Como acontece com nosso amigo de olhos vermelhos, é só ter uma Foolish Burial em mãos que você pode trazer qualquer X-Saber de nível 4 ou menor do deck pro campo. Sua condição de invocação é facilmente alcançada com Double Summon, Monster Reborn e o anteriormente citado Boggart. Sem dúvida, a melhor carta do deck. Recomendo 3 cópias, mas se você achar que sua mão pode ficar cheia deles pode usar 2.
XX-Saber Gardestrike
ATK: 2100 - DEF: 1400 / Nível 5 / EARTH / Effect - Beast-Warrior
Se você não controla monstros e existem 2 ou mais monstros "X-Saber" no seu Cemitério, você pode Special Summon esta carta da sua mão para o seu lado do campo.
Cash 70 Dinheiro 70000
O segundo batedor do deck. Gardestrike é a versão melhorada de Cyber Dragon para X-Saber. Isso porque seu oponente não precisa ter monstros em campo para ele poder ser invocado, o que já te dá chance de invocá-lo no primeiro; dificilmente você fará isso, mas já é uma chance, vai que você sai com 2 Foolish. Isso também já te ajudar na invocação do Faultroll, basta ter os dois e mais outro X-Saber qualquer em mãos. Sugiro 2 cópias, para não ficar com a mão cheia de nível 5 e 6.
XX-Saber Ragigura
ATK: 200 - DEF: 1000 / Nível 1 / EARTH / Effect - Beast-Warrior
Quando esta carta é Normal ou Special Summoned, você pode adicionar 1 monstro "X-Saber" do seu Cemitério para a sua mão.
Cash 70 Dinheiro 70000
A carta que eu mais gostei nesse lançamento. Apesar dos baixos status de Ragigura, ele é uma das cartas principais do deck. Isso porque com ele, Faultroll pode ser reaproveitado. Quem joga de Dragon deve saber o problema que é quando o oponente tira seu Horus LV8 de campo. Ele não pode ser ressuscitado e não há cartas para trazê-lo para a mão, ou seja: ele se torna inútil! Faultroll é bem mais fácil de tirar do que um Horus LV8, então seu destino estava fadado a ser muito pior. Mas eis que surge Ragigura! Com ele, Faultroll pode voltar para sua mão na hora que você quiser. Faultroll é a única carta do tipo em que você pode dar Foolish Burial. Vamos descrever alguns combos, só pra você ter um gostinho:
1 - Faultroll em campo + Ragigura e Gardestrike no cemitério
Descrição: Invoque Ragigura pelo efeito do Faultroll. Traga Gardestrike pra mão pelo efeito do Ragigura. Invoque Gaderstrike tributando o Ragigura.
Análise: 1 monstro de 2100 ATK em campo sem usar cartas da mão? Bom.
2 - Boggart e Ragigura na mão + Faultroll no cemitério
Descrição: Invoque Boggart. Invoque Ragigura pelo efeito do Boggart. Traga Faultroll pra mão pelo efeito do Ragigura. Invoque Faultroll.
Análise: 3 monstros em campo usando 2 cartas da mão e sem usar uma Spell valiosa? Legal.
3 - Faultroll¹ em campo + Ragigura e Faultoll² no cemitério.
Invoque o Ragigura pelo efeito do Faultroll¹. Traga Faultroll² pra mão pelo efeito do Ragigura. Invoque o Faultroll². Agora você tem direito a outro Special Summon e ainda nem gastou seu Normal Summon.
Análise: 5 monstros em campo usando apenas 1 carta da mão?
Lembrando que esse combo pode ser melhorado, caso você tenha mais um Ragigura e mais um Faultroll no cemitério.
A desvantagem dessa carta é seus baixos status, que podem te dar um super dano. Entretanto é uma carta essencial. Recomendo 3 cópias.
3 - Outras cartas
Vamos falar agora de cartas que poderão ajudar o deck.
Gaia Power:
Muita gente pode pensar que eu estou de brincadeira a sugeri-la, mas não.
Como eu disse, X-Saber não tem monstros fortes como os outros decks. O melhor que se tem é Faultroll com 2400. É preciso que haja cartas que aumentem esse valor, se não o deck não vai se dar bem contra os atuais. Como todos os X-Sabers são EARTH, Gaia Power é a carta perfeita. Sugiro também por Terraforming para trazê-la rápido pra mão. Cartas como Banner of Courage, Black Pendant e Gravity Axe - Grarl também podem entrar.
Burden of the Mighty:
Como falado acima, o deck precisa de cartas que aumentem seu poder de fogo. Outro tipo de carta que pode ajudar são as que diminuem o ATK dos monstros do oponente. Então é muito bom ter algumas Burden of the Mighty no deck.
Dark Hole/Raigeki/Exploder Dragon
Além de serem staples (cartas que se encaixam em qualquer deck), são cartas perfeitas para decks cujo objetivo é bater. Isso porque limpam o campo, abrindo espaço para um ataque direto, ou então, no caso de Exploder Dragon, tiram os monstros mais fortes, deixando o resto com os outros. São cartas indispensáveis em qualquer deck, principalmente nesse.
Foolish Burial
Além de ser outra staple, há vários combos interessantes com essa carta aqui, como já foi citado no artigo. Perfeita para decks que usam muito o cemitério, como esse, porque funciona praticamente como um buscador. Não estou sugerindo que a coloque, estou MANDANDO COLOCÁ-LA!
Synchros LV7, 8 e 9
Se você jogar apenas com X-Saber, com os atuais níveis você geralmente terá materiais para fazer Synchros nível 4, 7, 8 e 9. Você também pode fazer Synchros nível 5 e 6, mas você iria usar mais de um monstro, por isso não os incluí, mas se você quiser...
Como não temos Synchros nível 4, sobram apenas os níveis 7, 8 e 9. Entre eles, o principal é Ancient Sacred Wyvern, por motivos óbvios: um deck que batedor diminui os LP's do oponente rapidamente, abrindo espaço para esse cara aqui. O problema pode ser quando você estiver perdendo, por isso não tenha apenas ele como nível 7. É sempre bom ter aquele Black Rose Dragon pra limpar tudo e também um Dark Striter Fighter não cairia mal. No futuro poderemos encaixar um Road Warrior, mas ainda não temos um X-Saber Warrior nível 1 ou 2 para trazer com ele.
E assim terminamos com mais um Artigo do Emerson. Obrigado a todos por lerem. No meu próximo artigo, falarei sobre um deck que muito interessante que está disponível a nós há certo tempo, mas por ter um poder de fogo menor, não está sendo muito usado. Até lá!
O que você achou desse deck? Conhece algum outro combo interessante que pode ser feito com essas cartas? Sabe de alguma outra carta que deveria entrar nele? Comente, dê sua opinião. |