Ok. Vamos para mais um post gigante. Vou tentar explicar essa história de condição.
Madruga, não é porque há um "Se" na descrição que o texto é uma condição. Há muitos exemplos de casos onde há o "Se" e o texto é um efeito. Como, por exemplo Ally of Justice Catastor.
Adriana, acho que vc não entendeu a diferença entre condição e efeito. Não é porque um texto está escrito na carta que ele é um efeito
Pode parecer meio estranho o que eu vou dizer, mas um Effect Monster não é necessariamente um monstro com efeito. Veja por exemplo Gate Guardian. Ele tem efeito? Não. A única coisa que ele tem é uma condição de invocação, que diz que ele só pode ser invocado tributando um Sanga, um Kazejin e um Suijin. Então porque ele é um Effect Monster se não tem efeito? Porque ele não funciona como um Normal Monster. É isso que são Effect Monster: Monstros que funcionam de um jeito diferente do normal.
A principal diferença é a seguinte: Efeitos podem ser negados, condições não.
A condição não deve ser entendida como um efeito, mas sim como algo que diz como a carta trabalha. Por exemplo Cyber Dragon: a parte do texto que fala de sua Special Summon não é um efeito, mas sim uma condição de invocação. Vc não ativa Cyber Dragon pra quando ele resolver vc descer ele, como em um efeito; vc simplesmente desce, como se estivesse fazendo uma Normal Summon. Inclusive, esses tipos de invocação tem um funcionamente parecido com uma Normal Summon e não como uma invocação por efeito (é meio difícil explicar essa parte, mas é o que chamamos de "invocação inerente").
Existe uma pequena diferença entre invocação inerente e invocação por efeito. Quando vc faz uma Synchro Summon, por exemplo, vc pode usar cartas para negar a invocação, como Thunder King Rai-Oh; em invocações por efeito, isso não é possível, vc tem que usar cartas para negar o efeito, como Divine Wrath. Vc não pode usar Divine Wrath para negar Cyber Dragon nem tentar uma Tyrant's Insults para impedir seu oponente de usá-lo, mas vc pode negar sua invocação com Thunder King Rai-Oh. Por quê? Porque aquilo não é um efeito (Não confunda!, negar uma invocação é completamente difrente de negar um efeito). Aquilo é uma condição, ou seja, apenas um texto que diz como a carta trabalha: é apenas uma maneira que ele pode ser invocado.
Bom, a maioria das condições são de invocação, mas existem vários exemplos de condições que não são, como Chaos Sorcerer e Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, que não podem atacar no turno que ativam seus efeitos.
Geralmente, condições são facilmente identificadas, mas em alguns casos, apenas regras oficiais podem determinar isso (chamadas de "rulings" em inglês). É o caso do Kochi. Quando foi anunciado seu lançamento, houve uma grande polêmica sobre se aquilo seria um efeito contínuo ou uma condição. A maioria dos juízes, inclusive, achava que seria efeito. Mas quando foi lançado, suas rulings diziam claramente: É condição! Como eu expliquei, condições não podem ser negadas, então mesmo se Kochi for invocado usando Shura, ele não pode ser usado pra uma Synchro Summon.
Aqui está o link das regras do Kochi (em inglês): http://yugioh.wikia.com/wiki/Card_Rulings:Blackwing_-_Kochi_the_Daybreak
Vou traduzir a primeira ruling do Kochi:
O "Se esta carta foi Special Summoned, esta carta não pode ser usada como Monstro Material de Sincronização" não é tratado como um efeito de um Effect Monster. Ele não pode ser negado por efeitos como Skill Drain, Blackwing - Shura, the Blue Flame, etc. |